Clarissa Kalfelz MOLDANDO O MUNDO COM AMOR

com peças expostas em Países como Espanha e Irã a influencer e artesã nos ensina como começar seu negócio com suas próprias mãos

A influencer artesã Clarissa Kalfelz, da @clarissak.concreto sempre foi uma artista, daquelas que nasceu inquieta e vê de maneira diferente o que para nós é óbvio e corriqueiro. Formada em Engenharia Química pela PUC – RS  foi nessa época que começou a aflorar seus dons para arte e artesanato. Foi criando e produzindo bijuterias que descobriu um olhar diferente para a arte, mesmo após formada ela deixou a Engenharia de lado e se dedicou a criar e fazer o belo. Se aventurou e se reinventou em varias áreas, bijuterias, quadros, peças de decoração entre outras. Inclusive já foi premiada em um Salão de Artes de Curitiba – PR e fez exposições no RS, SC, PR.

Bijuterias com cimento branco e Dourado ( peças que tiveram exposição no Irã)

Mesmo realizada, ela resolveu mudar totalmente e foi em busca de algo novo. O estalo veio quando seu então namorado, Rafael, a pediu em casamento. Então com a nossa economia estagnada e os altos custos para se fazer um casamento, surgiu a idéia de utilizar cimento em forma de lembrancinhas para presentear seus convidados.
Um material um tanto quanto inusitado foi confeccionando as lembrancinhas de seu casamento, que ficaram lindas e foram motivos de elogios de todos. Assim ela e Rafael perceberam que esse era um mundo cheio de possibilidades.

Barquinho de Origami de Papel em Granilite

Isso os motivou a investir em cursos presenciais e à distância, além de se aventurarem em outras técnicas.

Eles realmente se motivam ao pensar que o cimento, algo tido como bruto e sem graça, utilizado para grandes obras e empreendimentos faraônicos, também pode criar algo delicado, belo e com leveza. Quem conhece as obras de Clarissa K, realmente tem dificuldade em acreditar que tudo aquilo é cimento! E essa transformação é o que fascina os artesãos.

Clarissa K. adora criar peças, passar noites em claro pensando na próxima, rabiscá-las no papel, criar a matriz (que ela já fez até com uma batata – que é o que tinha a disposição na hora) e então pensar na viabilidade dela com cimento. Para Clarissa, todo o processo é mágico. E Rafa prontamente ajuda na execução.”É gratificante o que venho alcançando, minhas peças expostas em lugares como Espanha e Irã me mostrou que posso ir além, a Internet nos dá esse poder com um Clique , nós estamos lá ” Ressalta a Influencer

Sua peça preferida, por mais difícil que seja escolher, é o barquinho de papel, que parece origami e remete à sua infância, quando brincava nos córregos e os barquinhos faziam competição de qual chegaria primeiro. Mas foi um longo trajeto pra sair da dobradura, chegar nos traços, na modelagem pra então chegar na matriz.

Cinzeiros em Granilite/ Terrazo ( Peças que tiveram exposição na Espanha )
Cachepot em granilite multi uso com velas

 

Clarissa e seu marido moram na praia, em Canasvieiras, Florianópolis. E por isso é impossível ela não se inspirar nos barcos que passam em frente ao seu atelier. Aliás, o Rafa, é o braço direito da Cla, e também seu ajudante. As suas peças levam, em média, 10 dias para ficarem prontas. Eles fazem tudo de forma manual e artesanal e muitas vezes, passam por até 5 vezes no lixamento. Mas não usam maquinários, pois acham importante a energia que eles deixam nas peças, eles querem sentir as peças nas mãos, passar toda a magia e amor para elas.

O maior sonho de Clarissa é poder viver de arte e artesanato. O que em nosso país não é uma tarefa fácil

Adoramos as Peças e Vocês?

Alex Mídia

Compartilhe esta matéria

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest