Com a população ganhando peso na pandemia, Amanda Peçanha fala sobre o assunto

Conteúdo comercial publicado por Gfama e não é de responsabilidade do site.

Especialista em atividades físicas afirma que as pessoas estão retornando aos poucos para as academias.

 

Após mais de um ano de pandemia, o Brasil tenta retomar a sua normalidade aos poucos. Com mais de 168 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 já aplicadas (dados da Our World in Data), tendo mais de 56% de pessoas vacinadas com pelo menos uma dose, as autoridades brasileiras começam a flexibilizar as medidas. Contudo, mesmo com o andamento da vacinação – que ainda é considerada bem pequena, já que apenas 26% da população está totalmente imunizada -, é preciso seguir mantendo o distanciamento e obedecendo os protocolos de saúde.

E nesta luta de retorno estão as academias. E para tentar entender esse fenômeno de “retornar ou não”, conversamos com a especialista em educação física Amanda Peçanha, que é professora e tem o seu próprio estúdio de musculação.

“Eu notei que a procura neste segundo semestre de 2021 tem aumentado. Acho que com a maioria das pessoas vacinadas contra covid 19, apesar de mantermos os mesmos cuidados, as pessoas vêm perdendo o medo. Sem falar que atividade física é fundamental para saúde física e mental”, revelou.

De acordo com alguns dados de redes de academias de São Paulo, apenas 35% a 40% dos frequentadores assíduos estão de volta mesmo com as casas obedecendo às regras do Ministério de Saúde e das secretarias de saúde. Segundo os especialistas, muitas pessoas ainda não se sentem totalmente à vontade mesmo com todo o cuidado de máscaras, álcool em gel e distanciamento.  

 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-08-19-at-13.29.25.jpeg

 

Conheça mais sobre o trabalho de Amanda Peçanha: https://www.instagram.com/amandapecanhafit/

Influenciadora de conteúdo fitness no Instagram, Amanda Peçanha conta que as pessoas sempre questionam bastante sobre essas dúvidas se é o momento ou não para voltar para as academias. Segundo ela, é fundamental manter as atividades pelo menos em casa e isso pode funcionar até como um pontapé inicial para o desenvolvimento de um cronograma de exercícios.

“Muitas pessoas ainda não voltaram para academia depois que começou a pandemia. Pra quem ainda não voltou, sempre procuro dar dicas de exercícios para fazer em casa. E tem muitas mulheres também que começam a passar pelo processo de emagrecimento fazendo exercícios em casa e que nunca frequentaram academia. Isso é sempre um bom começo”, disse ela.

Em estudo publicado recentemente pela Ipsos, as pessoas vêm ganhando muitos quilos durante a pandemia. Segundo o levantamento, o Brasil foi o que mais ganhou peso, com 52% dos entrevistados que afirmaram terem engordado entre os meses de agosto e novembro de 2020. Além de todos os fatores de riscos que o sobrepeso traz e que já conhecemos, como a pressão alta, diabetes e outros problemas cardíacos, o aumento de peso é algo que está associado à mortalidade por Covid-19, sendo a obesidade um fator de risco nos casos graves.

E isso está relacionado não apenas ao abandono das atividades físicas, mas também pela alimentação desregulada, já que há um aumento no consumo de gordura e alimentos de deliverys com alto poder calórico (dados da Mobilis). Além de trabalhar com os exercícios, Amanda também produz um conteúdo sobre comida saudável. Com vários conteúdos e dicas de alimentos “fit”, ela explica que a alimentação é fundamental para manter a boa forma e que as versões mais light conseguem aliar o bom sabor com a busca pela perda de peso.

“A alimentação saudável para mim é essencial para manter a boa forma e a energia necessária para o dia a dia. E sempre procuro postar dicas e procuro me atualizar em receitas fitness. Elas sempre me ajudam muito quando dá vontade de comer algo diferente, principalmente no período de TPM. Acredito que pode ajudar muitas pessoas também, pois podemos trocar a versão ‘fat’ por uma versão ‘fit’. Matar a vontade de saborear algo diferente sem sabotar a dieta é a perda de peso”, finalizou.

 

Foto (Divulgação): Amanda Peçanha

Compartilhe esta matéria

Conteúdo patrocinado

Essa publicação é de responsabilidade do autor  não sendo de responsabilidade do portal.