De estigma à inspiração: a incrível história da autora Manoela Serra

Manoela Serra

Escritora transforma jornada pessoal com transtorno bipolar em missão de impactar vidas

Há alguns anos, quando recebeu o diagnóstico de transtorno afetivo bipolar, a psicanalista Manoela Serra viu sua vida desmoronar. Além do estigma social que ainda cerca as doenças mentais, ela se sentiu angustiada, sozinha e limitada pela condição. Até que decidiu transformar sua dor pessoal em uma poderosa ferramenta de impacto na vida de outras pessoas. 

O primeiro passo dessa jornada foi o lançamento, em 2016, do livro “O Diário Bipolar”, no qual Manoela narra sua experiência íntima de conviver com o transtorno bipolar e outros problemas de saúde mental. “Decidi expor minhas fragilidades e angústias para mostrar que não estamos sozinhos nessa caminhada”, afirma.

O livro foi um sucesso de público e crítica, levando a autora a investir também em palestras, mentorias e atuação firme nas redes sociais. Seu objetivo: desmistificar o universo da saúde mental e dar esperança a quem precisa. 

Agora, Manoela acaba de lançar “O Diário Bipolar 2 – Uma História para Todos”, dando sequência a esse propósito. “Muita gente me procura pedindo conselhos e dizendo que minhas palavras fazem diferença. Isso me motiva ainda mais a continuar usando minha voz para diminuir o preconceito e ajudar quem sente que não há saída”, declara.

Manoela Serra

“No fundo, meus textos falam da condição humana. Falam das dores e alegrias, dos medos e esperanças que habitam o íntimo de todo ser. Por isso, essa não é uma história apenas para quem tem transtorno bipolar, e sim para todos nós”, afirma Manoela.

De fato, ainda que o foco central seja a experiência pessoal da autora com problemas de saúde mental, suas narrativas fluídas e poeticamente trabalhadas transcender o caráter memorialístico para alcançar reflexões profundas sobre temas universais como amor, perda, busca de propósito e transformação interior.

Dessa forma, a psicanalista vem inspirando e transformando não apenas a si mesma, mas a vida de inúmeras pessoas que enfrentam problemas semelhantes aos seus. Seu exemplo mostra que até os desafios mais difíceis podem se tornar poderosas alavancas de superação quando nos dispomos a encará-los e convertê-los em aprendizado.  

“Se eu consegui superar e seguir em frente, você também consegue. Juntos somos mais fortes”, encoraja Manoela Serra a todos que compartilham de experiências semelhantes à sua.

Siga Manoela Serra nas redes sociais para saber mais sobre seu trabalho de impacto social:

@vlogmanoelaserra (Instagram) 

@VlogManoelaSerra (Youtube)

 

Compartilhe esta matéria

Conteúdo patrocinado

Essa publicação é de responsabilidade do autor  não sendo de responsabilidade do portal.