Dr. Marcos Pontes mostra 3 grupos alimentares que podem ajudar a manter a forma durante a pandemia

O médico e especialista em emagrecimento Dr. Marcos Pontes dá dicas para melhores hábitos nutricionais e aponta quais grupos alimentares podem ajudar a manter a boa forma neste período de isolamento.

Apesar do fim do confinamento compulsório decretado em algumas cidades, algumas pessoas seguem optando por manter o distanciamento social e a quarentena, devido ao aumento de casos de infectados pelo novo coronavírus, indicando que a pandemia está longe de acabar.

Com uma média diária de 35 mil novos casos, o Brasil encontra-se em uma situação que tem chamado a atenção das autoridades sanitárias de todo o mundo. Por isso, diversos profissionais que podem manter o seu regime de trabalho em Home office têm optado por prolongar por conta própria a quarentena.

No entanto, o confinamento também significa menor movimentação, menos saídas e menor atividade física, ocasionando em alguns casos em ganho de peso indesejado, que foi uma das maiores queixas de muitas pessoas relativo ao período da quarentena. Houve relatos de pessoas que chegaram a engordar até 10kg durante o confinamento compulsório.

Por este motivo, o Dr. Marcos Pontes, médico especialista em emagrecimento, conhecido nas redes sociais, recomenda que se invista em uma nutrição balanceada e saudável no período de isolamento. “Estar em isolamento não significa necessariamente se entregar a uma alimentação pobre em nutrientes. É possível ter uma alimentação de qualidade fazendo escolhas certas para os alimentos que colocamos à mesa.”

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Grupos alimentares

O Dr. Marcos pontes revela 3 grupos alimentares que devemos investir para manter a boa forma em casa.

1- Alimentos com baixo indice glicêmico

É importante investirmos em carboidratos complexos, que são alimentos com baixo índice glicêmico, evitando gerar um pico de insulina no organismo.

Invista em arroz integral, cereais integrais, farinha de trigo integral, aveia, farelo de aveia, e muesli, pão integral, macarrão integral e milho.

Também aumente a ingestão de leguminosas como feijão, soja, ervilha e grão de bico;

2- Oleaginosas

São excelentes fontes de gordura boa, assim como os importantes omega 3 e 6. Ajudam a manter a forma e dão sensação de saciedade, mas devem ser consumidas com moderação, pois são calóricas.

Castanha-do-pará, de caju, amêndoa, macadâmia e amendoim são apenas alguns exemplos de frutas oleaginosas que, além de ricas em um óleo natural que dá nome ao grupo, são ótimas fontes de gordura poli-insaturadas e monoinsaturadas, além de minerais e vitaminas como o selênio e magnésio.

3- Invista em frutas cítricas

Uma boa pedida é adicionar à sua dieta frutas como damasco, pêra, maçã , laranja, ameixa e morango. São ótimas fontes de nutrientes, minerais e vitaminas.

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