Entenda como funciona o implante dentário por Drª Camilla Garritano
Conteúdo comercial publicado por Gfama e não é de responsabilidade do site.
Camilla Garritano, dentista especialista em implantes dentários e harmonização facial concede entrevista na íntegra esclarecendo as principiais dúvidas sobre o procedimento.
O que é implante dentário?
Implante dentário é um tratamento para repor dentes perdidos devolvendo a condição estética e funcional do paciente. Os implantes podem ser unitários (quando há falta de um ou mais dentes específicos) ou pode ser feito um tratamento de protocolo sobre implantes, quando não há dentes na arcada superior ou inferior e são instalados implantes para fixação de uma prótese completa.
Depois de extrair um dente, em quanto tempo o paciente deve fazer um implante?
O ideal é que na mesma cirurgia de extração o implante seja instalado. Poucas pessoas sabem, mas a falta de dentes ou a falta de algo que substitua o dente faltante (implante) resulta em um desequilíbrio ósseo-dental, causando má-oclusão, movimentação dos dentes, extrusão do dente antagonista, perda óssea, dentre outros problemas que podem prejudicar a qualidade de vida do paciente.
Podem ainda levar a dores na articulação temporomandibular (mandíbula), dores nos ombros, dores cervicais, entre outros problemas.
Foto: Drª Camilla Garritano em procedimento com paciente.
O implante dentário pode ser feito em qualquer paciente?
De modo geral, qualquer perfil de paciente pode se beneficiar do tratamento de implantes dentários.
No entanto devem-se observar alguns cuidados como medicações específicas, por exemplo, anticoagulantes, tratamentos para osteoporose e etc. Algumas condições do paciente também devem ser consideradas antes de propor aos pacientes um tratamento de implantes dentários, como por exemplo, hemoglobina glicada em caso de pacientes diabéticos, uma vez que essa condição pode dificultar o processo de cicatrização do procedimento.
Enfim é uma série de detalhes são importantes para o sucesso da cirurgia. Por isso é recomendado procurar um bom implantodontista para que possa haver controle de todas as variáveis envolvidas no tratamento.
O tratamento é muito dolorido?
O procedimento é feito sob anestesia local. Além disso, existem uma série de técnicas utilizadas durante o procedimento para reduzir eventuais dores no pós operatório, bem como um protocolo de medicamentos e recomendações pós cirúrgicas ao paciente. Normalmente seguir essa série de cuidados é suficiente para que o pós-operatório seja bastante tranquilo.
Como é o Pós-operatório? E quais os cuidados necessários para o paciente que fez implante?
O pós operatório costuma ser confortável para quem faz o repouso adequado e toma a medicação da forma como orientaram.
É possível algum desconforto, principalmente nos primeiros dias mas ele costuma ser bem suportável e controlável com repouso e medicação.
É necessário repouso maior nos primeiros dias. Evitar o sol, colocar compressa de gelo, cuidados com higienização para não romper os pontos. Alimentação mais líquida e pastosa fria ou gelada.
Foto: Drª Camilla Garritano em procedimento com paciente.
O implante pode dar errado?
A implantodontia é uma das áreas mais complexas da Odontologia. Normalmente os pacientes não tem ideia do rigor e precisão necessárias para que a cirurgia seja um sucesso. Uma cirurgia de implantes bem sucedida preserva a estrutura óssea do paciente, a sua inervação e irrigação local, sem comprometer a fixação dos dentes próximos. Para se ter uma noção a precisão de uma dessas cirurgias pode chegar a décimos de milímetros.
O implante pode dar rejeição?
Escolhendo um bom profissional e seguindo todas as recomendações, tanto medicamentosas, quanto pós-cirúrgicas, as chances de falha na osseointegracao são mínimas.
É necessário fazer manutenção do implante ?
O acompanhamento de radiografias do implante é fundamental pra entender se ele está sofrendo alguma perda óssea que seja necessária uma intervenção.
Desajustes oclusais podem gerar carga excessiva nos implantes e com isso provocar uma perda.
A higienização também é importante. Uma higienização inadequada pode gerar inflamação gengival que pode evoluir para perda de osso tanto no entorno dos dentes quanto no entorno dos implantes.
Fonte:@dracamillagarritano@blueoceanodontologiawww.dracamillagarritano.com.br