Gustavo Henrique Bernardes Balduino, nome de batismo, teve vários apelidos até́ se decidir aos 28 anos, por Chal, seguindo conselho do professor de meditação de seu pai. O artista sempre demostrou interesse por música. Aos 10 anos de idade ele já tocava piano e foi tecladista de um grupo musical cover do Pink Floyd. Além disso teve banda de new metal e ainda tentou duas outras formações até seguir carreira-solo apostando em um misto de Rock, sertanejo, música nordestina, country e blues.
O cantor goiano, com veia roqueira e rural, mostra um mix de influências, que passam por Luiz Carlos Sá (da dupla Sá e Guarabyra), Almir Sater, Renato Teixeira e pela abordagem poética de Bob Dylan em seu mais novo DVD, “Chal na Toca do Bandido”. Gravado no antológico estúdio no Rio de Janeiro, o projeto conta com a participação do cantor Sá (da dupla Sá & Guarabyra) e tem direção de vídeo assinada por Bruno Levinson, artística por Constança Scofield e produção musical de Felipe Rodarte.
Acompanhado por uma super banda, o cantor traz no repertório canções como “A vida continua”, tema da novela “O outro lado do Paraíso” da Rede Globo e regravações já experimentadas pelo cantor como “Tocando em frente” e “Não aprendi dizer adeus”. Num dos momentos mais emocionantes do álbum, Chal canta ao lado de um dos seus maiores ídolos, os clássicos “Estrela Natureza” (Sá e Guarabyra) e “Cio da Terra” (Milton Nascimento e Chico Buarque). Além das músicas do último disco “O céu sobre a cabeça” – indicado ao Grammy Latino na categoria Melhor álbum de Rock ou música alternativa.
Confira: